Uma louça quebrada e nenhuma roupa lavada

Sinopse: Por meio de um jogo cênico intenso,  duas atrizes se multiplicam em diferentes mulheres e relatam trechos e passagens de suas vidas, abordando as várias formas de violência contra a mulher. Composto por cenas curtas e fragmentadas, sem uma linha contínua linear, a dramaturgia é inspirada em pesquisas e depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de violência de gênero. 

Sobre o Espetáculo: O núcleo artístico  Meraki Cia.Teatral, da Cooperativa Paulista de Teatro,  volta em cartaz em São Paulo com a peça teatral  Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada. A dramaturgia, assinada pela atriz e produtora Cléo Moraes, expõe casos de violência contra a mulher, com base em pesquisas e depoimentos colhidos na vida real. O espetáculo foi premiado no 7º Festival de Teatro de Mogi Guaçu – SP, na categoria de MELHOR ILUMINAÇÃO,  MELHOR ATRIZ e 2º MELHOR ESPETÁCULO. 
No palco, Cléo Moraes e a atriz Rosa Freitas (que reveza o papel com a atriz Rita Lacerda) se multiplicam em outras inúmeras mulheres, numa narrativa não-linear. Por meio de cenas curtas e fragmentadas, com jogos teatrais intensos, as personagens relatam, sem pré-julgamentos, passagens de suas vidas e agressões sofridas. A montagem não nos leva apenas ao reconhecimento das várias formas de agressão (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual), mas expõe fatores que contribuem para o silêncio das vítimas, como o medo, a vergonha, a falta de apoio de familiares e amigos, a discriminação social e o desconhecimento dos canais de defesa. Segundo os criadores do espetáculo, essas violações dos direitos humanos que afetam mulheres no mundo todo, de todas as idades e condições sociais, “não podem ser banalizadas, vistas como corriqueiras e, muito menos, tratadas apenas como assunto privado”. “O silêncio”, lembram eles, “é cúmplice da violência”. E o teatro, entre todas as suas outras qualidades, torna-se “um instrumento para a reflexão, o debate público, a prevenção e o enfrentamento”.

Ficha Técnica:
Espetáculo: Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada
Criação: Meraki Cia. Teatral 
Texto: Cléo Moraes 
Elenco: Cléo Moraes, Rosa Freitas e Rita Lacerda  
Direção: Eduardo Osório 
Assistente de Direção, Preparadora Corporal e Coreógrafa: Jo Gomes 
Trilha Sonora: Eduardo Osório 
Vinhetas e Gravações: Wilson Sukorski 
Música Composta: Marcos Munrimbau 
Projeto de Luz: Thiago Toledo 
Confecção Boneca:  Maisa Aché e Milton Machado 
Vídeos e Fotografias: Alex Missaka e Alexandre Gathi 
Edição de Vídeo: Alexandre Gathi 
Designer Gráfico: Pedro Penafiel  
Produção Executiva: Eduardo Mancini 
Direção de Produção e Administração: Cléo Moraes
 

Serviço:

Gênero: Drama
Recomendação: 12 anos
Duração do espetáculo: 50 minutos

 

Galeria de Fotos

Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista - São Paulo - SP | Telefone: (11)2309-4102